Vasos pintados a mão


Vasos pintados a mão
Originally uploaded by sylvieop
Minhas novas criações, vasinhos pintados a mão.

É super fácil fazer, basta comprar um vasinho de argila, lixa fina, goma-laca, pincéis, tintas acrílicas e verniz solúvel a água.

1) O primeiro passo é lavar o vaso, com água comum e corrente e deixar secar.
Lixar com lixa fina para tirar qualquer tipo de ondulação. Lavar de novo e deixar secar de um dia pra outro.

2) Com o vaso totalmente seco, passar uma mão de goma-laca no interior do vaso. A goma-laca funciona como um impermeabilizante então, o melhor, é dar uma mão bem generosa, para garantir que vai ficar bem fechado os poros da cerâmica. Deixar secar de um dia para outro.

3) Agora sim, podemos começar a pintar. Com tinta acrílica, solúvel em água, é tranquilo.
Nestes vasos eu usei o branco antigo, marrom, vermelho e alguns tons de verde. Depois colei a fitinha de cetim com cola quente. O ideal é dar no máximo duas mãos de tinta e pintar um pouco dentro do vaso (dois dedos a partir da borda é uma boa medida). Deixar secar 48 horas antes de colocar o verniz.

4) Finalmente, com a pintura já seca, aplicar o verniz (eu usei um verniz mate), uma mão, com o pincel com pouco verniz e deixar secar.

Dica: Quanto mais tempo o vaso ficar secando, melhor a aderencia da tinta. Eu deixo uma semana fora de casa, secando, para colocar uma planta dentro.

Nesta foto, uma Crassula sp. e um Sedum sp. - os dois mudinhas de suculentas que comprei em viveiros diferentes daqui de Buenos Aires.

Comentários

  1. Ficou bonito!
    Eu nao conhecia este blog. Eu vou tentar vir pra praticar o meu portugues.

    beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário