Finalmente, creio que farei coxinhas!

Coxinhas: lindas, crocantes e douradas:

"Já contei aqui antes que estou fazendo o curso para chefs da escola Wilma Kovesi. Ontem a aula foi sobre comida para coquetéis. Cada um de nós teve que fazer vários canapés. E eu fui sorteada também para fazer a coxinha. Olha que coisinhas mais lindas, fofas e (posso garantir) gostosas:

coxinhas

Fiquei tão orgulhosa que não resisti fazer fotos e publicar aqui.

A receita é a seguinte:

Ingredientes
3 colheres de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 litro de caldo de galinha
1 frango cortado em pedaços
500 g de farinha de trigo
3 colheres de requeijão
Salsinha, sal, pimenta, páprica (ou outros temperos que desejar) a gosto

Modo de fazer

Em uma panela grande e funda, coloque a manteiga para derreter. Acrescente a cebola e o alho para refogar. Quando estiver começando a dourar, coloque os pedaços de frango (coxas, asas, peito, cortados em pedaços de forma que consigam se encaixar no fundo da panela). Deixe refogar por tempo suficiente para que o frango comece a dourar.

Quando o frango dourar e começar a pegar na panela, coloque o tomate picado e deixe refogar por mais 10 minutos. Acrescente então todo o caldo de frango. Deixe no fogo até o frango ficar macio e bem cozido. Tempere com sal e pimenta. Para saber se está no ponto certo, retire um pedaço e verifique seu interior, se está cozido.

Com a ajuda de uma escumadeira, retire então os pedaços de frango e reserve. Eles deverão ser desfiados em seguida.

Mantenha o caldo no fogo e acrescente toda a farinha de uma vez. Mexa com força e rapidamente. Vai ficar uma massa espessa, consistente, de tom amarronzado e dura. É difícil de mexer. Se necessário, acerte o sal.

Quando o frango estiver desfiado, junte o requeijão e os demais temperos e ervas (salsinha, páprica, sal e pimenta).

É hora de montar as coxinhas. Faça bolinhas com a massa. Depois, com o polegar, vá formando um buraco na massa para encaixar o recheio. Em seguida, molde a massa em torno do recheio, no formato de coxinhas.

Passe então cada coxinha numa vasilha com leite. E depois numa vasilha com farinha de rosca. E frite em óleo bem quente. E sirva com uma boa pimenta.

Ontem essa receita rendeu cerca de 40 coxinhas pequenas."

Comentários